Mudança de padrão do tempo

O inverno é um período de baixos índices pluviométricos no interior do país, mas a chuva de julho de 2020 ficou abaixo da média em vários estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Esse déficit de precipitação também foi registrado no começo de agosto e ajuda a explicar as anomalias positivas (tons de laranja) de temperatura no mapa abaixo.

Anomalia da temperatura média entre meados de julho e a primeira semana de agosto.

Um sistema de alta pressão anômalo sobre a Região Sul suprimiu a chegada das frentes frias entre meados de julho e o começo de agosto, o que impediu a entrada de ar frio significativo e a ocorrência de chuva associada a passagem de sistemas frontais.

A consequência disso tem sido as altas temperaturas e a diminuição acentuada da umidade do ar no Centro-Sul. Esse padrão climático agravou os incêndios florestais, especialmente no bioma Pantanal que já vinha apresentando chuvas abaixo da média e, que agora, vive um dos maiores surtos de incêndios dos últimos 22 anos.

Sistema de alta pressão anômalo centrado sobre a Região Sul entre meados de julho e a primeira semana de agosto (Fonte: NOAA).

Não é só a falta de chuva que está incomodando muitos brasileiros. Os adeptos do tempo invernal estão desapontados sem o frio comum desta época. As notícias são melhores com relação a previsão de chuva nos próximos dias.

O padrão de nível superior está mudando e a corrente de jato manterá frentes estacionárias na Região Sul. Apesar dos sistemas frontais se limitarem no sul, eles serão importantes para a interação entre a umidade do norte e o jato subtropical sobre os estados sulistas, do Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Chuva acumulada (mm) até o dia 20 de agosto, modelo GFS.

Estão previstos acumulados de chuva na ordem de 100 mm até o dia 20 de agosto entre o centro-norte do Paraná, sul e leste paulista, centro-sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Do meio para o fim desta semana, aumentará o risco de tempestades severas em parte dos estados do sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.