É outono

  • por

O outono astronômico iniciou no Hemisfério Sul no último sábado (20) às 06h38 pelo horário de Brasília. Apesar disso, no calendário meteorológico já estávamos em transição para o outono desde o dia 4 de fevereiro. Nesta época, as chuvas da monção migram gradativamente em direção a bacia Amazônica, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste começam experimentar condições mais secas.

Climatologia da precipitação no Brasil no trimestre abril, maio e junho. (Fonte: CPTEC/INPE)

A nova estação também se relaciona com o aumento gradual das chuvas no leste nordestino. Na Região Sul, o norte do Paraná é a única área que apresenta redução nos índices pluviométricos.

Os meses do outono podem reservar grandes surpresas meteorológicas devido às mudanças bruscas nos padrões de tempo no Centro-Sul do Brasil. Um dia quente, por exemplo, pode terminar com chuva forte seguida por queda na temperatura. Isso acontece quando frentes frias mais intensas conseguem atingir as latitudes mais baixas do país e interagir com os resquícios da umidade do verão.

O restante de março será com chuvas irregulares no Centro-Leste do Brasil.

Março terminará com menos chuva no Centro-Leste do Brasil em resposta a intensificação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Previsões estendidas mostram que esse mesmo sistema pode persistir no mês de abril e manter condições mais quentes em parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. No entanto, no fim de abril não se descarta as primeiras rodadas de ar frio da temporada.

Abril pode reservar em média a presença da Alta Subtropical no Centro-Leste do país.

Recordando abril de 2016, o mês foi marcado pelo forte aquecimento no Centro-Sul em decorrência de um bloqueio subtropical. A Região Sul registrou temperaturas na ordem de 33°C com sensação térmica chegando a 44°C. Entretanto, no final daquele abril, uma mudança no padrão da corrente de jato trouxe uma forte massa de ar frio que encerrou o mês com temperaturas dignas de inverno para muitos brasileiros. Portanto, o próximo mês pode apresentar mudanças radicais na temperatura do ar.

Para previsões de tempo e de clima de qualidade para o seu negócio, entre em contato com nossos meteorologistas pelo e-mail contato@temponline.com.br