Ciclone tropical Isaías em direção ao leste dos EUA

Tempestade tropical Isaías se aproximando da Flórida neste sábado.

Após gerar fortes chuvas e ventos mais intensos em parte da República Dominicana e Haiti, a tempestade tropical Isaías se intensificou para um furacão de categoria 1 enquanto se deslocava sobre a região das Bahamas nas últimas 24 horas, onde deixou inundações e impactos em parte do país.

No entanto, Isaías perdeu intensidade e voltou na categoria de tempestade tropical. O centro do ciclone está a cerca de 190 km do sudeste da península da Flórida. De acordo com os dados da tempestade das 18 UTC, Isaías sustenta ventos máximos de 111 km/h e pressão mínima de 992 hPa.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos emitiu um alerta de furacão para as ilhas do norte das Bahamas e para boa parte da costa leste da Flórida. Apesar do sistema ter enfraquecido, os meteorologistas estão trabalhando com a hipótese de Isaías voltar a ser um furacão de categoria 1 a leste da Flórida durante o domingo (2).

O deslocamento de um cavado de nível superior sobre os Estados Unidos e o giro de um sistema de alta pressão sobre o oceano Atlântico serão determinantes para o deslocamento da tempestade nos próximos dias.

Com essa configuração de nível superior estabelecida, prevê-se que Isaías varra a costa leste americana de sul para norte ao longo da semana, mas na categoria de tempestade tropical. O sistema encontrará ventos desfavoráveis de nível superior – o que os meteorologistas chamam por cisalhamento do vento – que limitarão sua intensificação.

Padrão de nível superior vigente e que será responsável pelo deslocamento de Isaías ao longo da costa leste dos Estados Unidos.

Isaías é o nono sistema nomeado na temporada de furacões do oceano Atlântico de 2020. Contudo, o Centro Nacional de Furacões já monitora outros dois sistemas na bacia Atlântica, a depressão tropical AL10 ao norte de Cabo Verde e um distúrbio tropical a leste do Caribe.